Só quem já passou por uma “catástrofe digital” sabe a real importância de fazer um Backup regularmente. Afinal, manter uma cópia segura de arquivos e dados empresariais, ou mesmo pessoais, pode ser a solução para eventuais problemas. Mas, embora os métodos tradicionais, como o uso de um HD externo ou do bom e velho pen drive, sejam as escolhas mais comuns para a função, muitos gestores vêm optando por uma nova e vantajosa estratégia: o backup em nuvem.

Não é de hoje que os serviços em nuvem vêm contribuindo para facilitar o trabalho diário, assim como acabar com o problema de quem não dispõe de espaço físico para servidores. Ferramentas como o Google Drive, Dropbox e OwnCloud, por exemplo, são ótimas aliadas para a troca de arquivos entre colaboradores de uma empresa. A desvantagem destes, entretanto, é que eles foram projetados apenas para colaboração, não para backup.  O backup em nuvem se sobressai nesse sentido, já que é uma ferramenta especializada para backup de dados, além dos inúmeros benefícios que oferece. Confira:

#SEGURANÇA

Essa é, provavelmente, a principal vantagem do armazenamento na nuvem. Isso porque, antes, só era possível fazer um backup fora da empresa, o que exigia muito conhecimento e investimento em infraestrutura, que na maioria das vezes inviabilizava o projeto. Por este motivo, a maioria das pessoas optaram em fazer backups em dispositivos externos (pendrive, HD, fita etc), mas ainda mantendo os mesmos dentro da sua estrutura, sob os riscos já citados anteriormente.

#ACESSIBILIDADE

Falando em acessibilidade, eis outra importante vantagem: Diferente de um servidor físico da empresa, que pode parar de funcionar ou ser desligado para uma manutenção rotineira o backup na nuvem fica sempre disponível onde quer que você esteja, basta ter acesso à internet! Assim, é possível armazenar e restaurar sempre que for preciso. Além disso, beneficia qualquer pessoa que esteja fora da empresa e precise dar continuidade ao trabalho por meio de informações salvas no backup.

#ESPAÇO ILIMITADO

É importante lembrar que recursos físicos são todos limitados, equipamentos requerem espaço e, uma hora ou outra, isso pesa – e muito! – no seu orçamento. O backup na nuvem permite que você continue a salvar suas informações sem se preocupar com o volume de dados que possa vir a aumentar de um mês para o outro. Desta forma, você não vai esquentar a cabaça com altos investimentos em hardware, espaço físico para equipamentos, logística etc.

 

shutterstock_213317983-300x212

 

Com a solução em nuvem, além do custo extremamente acessível, seus dados estarão sempre seguros e prontos para serem acessados a qualquer hora e em qualquer lugar! Agora que você já conhece as vantagens dessa ferramenta, que tal conhecer o Cloudster Smart Backup, solução inovadora de backup em nuvem da Cloudster?

 

 

footer-backup

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>