Estamos em um momento de transição no que diz respeito às inovações dentro de empresas.  Tanto o volume de dados gerados no mundo digital quanto o número de aplicações cresceram muito nos últimos cinco anos, segundo especialistas da área. E tem mais: graças à nuvem hoje temos aplicativos, serviços online que antes eram impossíveis de serem concebidos em ambientes tradicionais de TI.

Ter vários servidores ou data centers é um investimento alto para empreendedores que estão apenas começando e o custeio destas operações impacta muito no orçamento de empresas, mesmo nas grandes. Parece simples criar uma sala com servidores. Afinal, basta empilhar tudo e ligar na internet e teoricamente pode-se iniciar uma operação de TI. Infelizmente as coisas não são bem assim. Um cenário amador de infraestrutura de TI reflete na prestação do serviço. A verdade é que manter essa infraestrutura esta além de conectar tudo a internet. Fazer as coisas certas exige conhecimento, dedicação, investimento alto inicial, experiência e o pior fator nisso tudo, tempo.

Um serviço profissional de infraestrutura de TI exige salas com ar condicionado especifico para datacenters. Não adianta ligar um ar condicionado comum – de conforto como chamam – e achar que esta seguro. A rede deve ser bem dimensionada, com isolamentos lógicos e muita configuração se quiser qualidade. E a segurança? Atualização do sistema operacional, firewalls, proteções contra invasão, enfim, a lista é quase interminável.

Quanto tempo será necessário até que sua infraestrutura fique totalmente operacional?

O fato é que além de tempo e dinheiro, você ainda acaba arcando com uma infraestrutura inadequada, cara e cada vez mais complexa.

Mas a cloud computing está certamente mudando este cenário caótico e dando possibilidade à criação de novos serviços.

Um exemplo incrível desta nova geração é a startup NuBank. Este banco é totalmente virtual e utiliza a nuvem da Amazon AWS. Marcus Ferreira, Lead Operation Manager da startup ressaltou que “o melhor benefício que a AWS nos trouxe foi o time-to-market. O tempo de desenvolvimento foi muito mais rápido porque nós tínhamos infraestrutura à disposição”. Por funcionar na nuvem, o banco não precisa custear agências ou funcionários. O resultado disso é que o cartão de crédito não tem taxas ou anuidades.

Este é um caso no qual a Nuvem permitiu a existência de um novo modelo de negócio, a um custo muito baixo para iniciar a operação. Ter aplicações e sistemas na nuvem permite:

– Ambiente clean: sem necessidade de salas exclusivas para abrigar máquinas e ter que gerenciar o crescimento físico para ampliações.

– Baixo investimento inicial: não é necessário investir grandes somas de dinheiro apenas para iniciar uma operação de TI, comprando máquinas, storage e rede.

– Autoscaling: Esta funcionalidade permite aumentar ou diminuir a capacidade de acordo com a demanda de acesso, e paga somente pelo o que utilizar. Muito mais barato do que manter um servidor superdimensionado apenas para atender picos de acesso enquanto na maioria do tempo esse poder computacional é desperdiçado.

– Segurança: na nuvem os sistemas operacionais são atualizados automaticamente, os datacenters são extremamente seguros com diversos dispositivos de monitoramento e certificações de segurança. Inclusive devidamente certificados para efetuar transações financeiras na nuvem.

Assim como o NuBank escalou o negócio com uma infraestrutura dinâmica que acompanhou todo esse processo, a sua empresa, departamento ou negócio também pode.

A Cloudster, parceira certificada da AWS Amazon é especialista em nuvem. Migração, suporte, gerenciamento, desenvolvimento de aplicações e arquitetura. Tudo o que você precisa em um só lugar e feito sob medida, atendendo a demanda de qualquer tamanho de empresa, negócio ou projeto. Foque na sua estratégia e deixe a TI com quem é especialista no assunto.

Com a prestação destes serviços, empresários e analistas não precisam desperdiçar tempo com atualizações de máquinas, lentidão, sites fora do ar, entre outros problemas recorrentes típicos do dia a dia de um ambiente tradicional de TI. Desta forma, sobra mais tempo e dinheiro para investir em outros setores e focar no crescimento da empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>